Um encontro inter-religioso reuniu centenas de pessoas no Rio de Janeiro, em um gramado entre a Igreja da Candelária e o Centro Cultural Banco do Brasil, no sábado (30). O evento, denominado Vigília pela Terra, buscou conscientizar a população sobre a urgência de combater o aquecimento global, a pouco mais de dois meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém.
Organizado pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), o evento contou com apresentações musicais, de dança e gastronomia, além da presença de líderes religiosos locais. A diretora-executiva do Iser, Ana Carolina Evangelista, destacou a importância da mobilização e proteção ambiental por parte dos grupos de fé, ressaltando que suas crenças e livros sagrados os tornam naturalmente protetores da “casa comum”.
A iniciativa visa combater o negacionismo e alertar para as forças, tanto políticas quanto econômicas, que se opõem à proteção ambiental. A série de vigílias, que já passou por Brasília e Porto Alegre, seguirá para Manaus e Natal em setembro, Recife em outubro, e culminará em Belém, no dia 13 de novembro, durante a COP30.
Maria Lalla Cy Aché, do grupo Danças da Paz Universal, apresentou uma “dança meditativa” com o objetivo de espalhar energia positiva e pensamentos edificantes, promovendo um mundo mais justo, amoroso e fraterno.
O babalaô Ivanir dos Santos enfatizou a importância do respeito ao sagrado, destacando que as religiões de matriz africana consideram elementos como terra, água e fogo como sagrados, e que o desequilíbrio desses elementos causa sofrimento a todos. Ele acredita que a exploração dos recursos naturais deve ser feita de forma consciente e equilibrada, sem ganância.
O religioso também destacou que o Brasil é um país extremamente espiritualista, onde a maioria da população tem fé em alguma coisa. Segundo o Censo 2022, mais de 90% dos brasileiros seguem alguma religião, sendo a maioria católica, seguida por evangélicos, espíritas e praticantes de umbanda e candomblé.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br