Uma campanha nacional de vacinação contra o cancro do colo do útero terá início na primeira quinzena de Outubro em todo o país. A iniciativa visa imunizar mais de dois milhões de meninas com idades entre 9 e 12 anos.
Segundo informações, a primeira fase da campanha será realizada tanto em escolas quanto em unidades hospitalares. O objetivo é facilitar o acesso à vacina para o maior número possível de meninas dentro da faixa etária estabelecida.
Até o momento, mais de oito mil estabelecimentos de ensino, incluindo escolas públicas e privadas, já realizaram o pré-registo de suas alunas elegíveis para receber a vacina. Este pré-registo é um passo crucial para garantir que a logística da campanha seja eficiente e que todas as meninas que desejam se vacinar tenham a oportunidade.
A administração da vacina está condicionada ao registo e à autorização expressa dos encarregados de educação. Este procedimento garante que os pais ou responsáveis estejam plenamente informados sobre a vacina e seus benefícios, e que sua administração ocorra com o consentimento informado. A vacina é considerada segura e não apresenta contra-indicações relevantes.