Costa do Marfim, Senegal e África do Sul garantiram suas vagas na próxima edição do Campeonato do Mundo de futebol, que será realizado em 2026. As seleções se juntam a outras nações africanas já classificadas, incluindo a estreante Cabo Verde, além de Marrocos, Tunísia, Egipto, Argélia e Gana. No total, 28 seleções já asseguraram sua participação no torneio.
A Costa do Marfim assegurou a liderança do Grupo F ao vencer o Quénia por 3-0 em casa, alcançando 26 pontos. Esta classificação marca o retorno da seleção ao mundial após 12 anos, sendo a sua quarta participação na história. A última vez que a Costa do Marfim disputou o torneio foi em 2014, quando participou de sua terceira edição consecutiva.
O Senegal também garantiu sua presença no mundial, repetindo o feito das últimas edições. A seleção assegurou a liderança do Grupo B com 24 pontos, após uma vitória por 4-0 sobre a Mauritânia em Diamniadio. A República Democrática do Congo ficou em segundo lugar, com 22 pontos. A primeira participação do Senegal em um Campeonato do Mundo foi em 2002.
Já a África do Sul vai retornar a uma fase final do Campeonato do Mundo de futebol após 16 anos. Os ‘bafana bafana’ venceram o Grupo C de qualificação ao derrotarem Ruanda por 3-0 em Mbombela, com golos de Thalente Mbatha, aos cinco minutos, Oswin Appollis, aos 26, e Evidence Makgopa, aos 72. A vitória garantiu 18 pontos, permitindo que a África do Sul ultrapassasse Benim, que perdeu por 4-0 para a Nigéria. Esta será a quarta participação da África do Sul em um Campeonato do Mundo.
O Campeonato do Mundo de 2026 será disputado entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México.
Fonte: rna.ao
