PUBLICIDADE

Nova era na UE: Parlamento Europeu aprova regras que facilitam suspensão de vistos

Parlamento Europeu política de vistos foi atualizada após a aprovação de novas regras que facilitam a suspensão do regime de isenção de vistos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (7 de outubro de 2025), em Estrasburgo, e representa uma mudança significativa nas políticas migratórias da União Europeia.

Com 518 votos a favor, o Parlamento introduziu medidas que permitem suspender temporariamente ou permanentemente a isenção de vistos para países que representem riscos de segurança, ameaças híbridas ou violação de direitos humanos. A nova política de vistos do Parlamento Europeu também inclui critérios ligados a regimes de “visto gold” e concessão de cidadania por investimento.

Entre os motivos que podem levar à suspensão da isenção estão:

  • Riscos de segurança e uso político da migração por parte de governos estrangeiros.
  • Falta de cooperação com a União Europeia na política de retorno de migrantes.
  • Violação de direitos humanos e desrespeito por decisões de tribunais internacionais.
  • Divergência com a política de vistos do Parlamento Europeu e aumento de pedidos de asilo rejeitados.

De acordo com o texto aprovado, tanto os Estados-membros quanto a Comissão Europeia poderão propor a suspensão de isenção. O processo começa de forma temporária e pode se tornar permanente caso o país não corrija as irregularidades.

Atualmente, 61 países têm acordos de isenção de vistos com o espaço Schengen — incluindo Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe — e poderão ser afetados caso descumpram os novos critérios.

Especialistas apontam que a política de vistos do Parlamento Europeu se torna agora mais rigorosa, ligando a mobilidade internacional ao respeito pelos direitos humanos e à segurança continental.

Leia mais

Árvores gigantes na Amazônia, como o angelim-vermelho (Dinizia excelsa), com mais de 80 metros de altura, desempenham um papel crucial

Em um sábado de fortes emoções na Premier League, três grandes clubes ingleses tiveram destinos distintos na 6ª rodada. O

Mauricio Pochettino anunciou a convocação da seleção masculina de futebol dos Estados Unidos (USMNT) para os dois amistosos deste mês,

PUBLICIDADE