PUBLICIDADE

Lula Alerta: Falta de Líderes Agrava Guerras e Fome no Mundo

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a escassez de lideranças globais capazes de conter conflitos e crises de fome, durante evento em Kuala Lumpur, Malásia. Segundo o presidente, essa ausência agrava as piores situações no cenário mundial.

Em discurso ao lado do primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, Lula criticou a guerra entre Ucrânia e Rússia, além do conflito no Oriente Médio, referindo-se a este último como um genocídio contra o povo palestino. Para o presidente, esses conflitos e os desastres ambientais são resultado da falta de governança global. Ele questionou a eficácia do Conselho de Segurança da ONU e da própria ONU, argumentando que guerras recentes foram determinadas por membros do Conselho.

Lula enfatizou que a violência se manifesta de diversas formas, incluindo o uso da fome como instrumento de tortura contra crianças. Para ele, a aceitação dessa realidade como normal é desumana e reflete a inoperância das instituições multilaterais.

O presidente também criticou a irresponsabilidade de alguns países em relação ao meio ambiente. Ele questionou como evitar a destruição do planeta se as causas são conhecidas e nenhuma atitude é tomada para impedir o desastre. Lula afirmou que a COP30, a ser realizada em Belém, será a “COP da verdade”.

Na visita à Malásia, Lula destacou que a relação bilateral transcende o interesse comercial, que já movimenta US$ 5,8 bilhões anuais. Ele mencionou acordos de cooperação em ciência e tecnologia e lamentou a ausência de um presidente brasileiro no país asiático nos últimos 30 anos. O presidente defendeu que o humanismo prevaleça sobre os algoritmos e que o mundo necessita de paz, livre comércio e menos protecionismo.

Lula reafirmou a importância do papel do Estado no auxílio aos mais pobres, ressaltando que governar é fazer escolhas e optar por estar ao lado dos mais necessitados. O primeiro-ministro malaio elogiou a liderança de Lula e expressou confiança de que os dois países trabalharão juntos em diversas áreas como parceiros.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

O Barcelona iniciou de maneira convincente sua campanha na fase de grupos da UEFA Champions League, vencendo o Newcastle United

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou a entrada de militares dos Estados Unidos no país por meio de um

Em noite de brilho do atacante Kaio Jorge, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 0, garantindo vaga nas

PUBLICIDADE