Durante visita a Bogotá, o presidente Lula afirmou que algumas nações desenvolvidas utilizam o combate ao crime como justificativa para interferir na soberania de outros países, em discurso que gerou atenção internacional.
Em Bogotá, na Colômbia, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou nesta quinta-feira (22) destacando que o combate ao crime não deve ser usado como pretexto para intervenção em assuntos internos de outros países.
Segundo Lula, algumas nações ricas recorrem a essa justificativa para exercer influência política e econômica sobre países em desenvolvimento, afetando a autonomia e a soberania dessas nações.
O presidente brasileiro reforçou a importância do respeito ao direito internacional e à autodeterminação dos povos, afirmando que medidas de cooperação internacional devem focar no fortalecimento das instituições locais e na promoção da justiça, sem imposições externas.
O discurso de Lula acontece em um momento de crescente debate sobre segurança global, políticas de combate ao tráfico e à criminalidade organizada, além de tensões diplomáticas envolvendo intervenções estrangeiras em diversos países da América Latina e África.
“A cooperação é necessária, mas não pode ser desculpa para infringir a soberania de outros países”, disse Lula em seu pronunciamento.
Leia também no Redponto: