PUBLICIDADE

Greta Thunberg Lidera Flotilha Humanitária Rumo a Gaza para Romper Bloqueio

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A ativista climática Greta Thunberg se juntou a uma flotilha de barcos carregados com ajuda humanitária destinada a Gaza. A embarcação partiu de Barcelona, Espanha, neste domingo, com o objetivo de romper o bloqueio naval imposto por Israel e entregar alimentos e outros suprimentos essenciais ao território.

No porto de Barcelona, milhares de apoiadores se reuniram para acompanhar a partida dos barcos. Muitos agitavam bandeiras palestinas e entoavam cânticos como “Libertem a Palestina” e “Não é uma guerra, é um genocídio”.

“Esta é uma missão para desafiar o sistema internacional extremamente violento e que não está conseguindo defender o direito internacional”, declarou Thunberg à multidão antes da partida da flotilha, que reunia dezenas de embarcações e que devem se juntar a outras ao longo do trajeto.

A ativista já tentou romper o bloqueio naval a Gaza em junho, navegando com outros ativistas. Na ocasião, as forças israelenses apreenderam o navio e deportaram os ativistas de Israel.

Israel alega que o bloqueio, imposto em 2007, é necessário para impedir o contrabando de armas para o grupo militante Hamas. O país descreve as tentativas de romper o bloqueio como manobras de propaganda em apoio ao grupo.

Os organizadores da flotilha criticaram líderes globais pela falta de pressão sobre Israel para permitir a passagem da ajuda, em um momento em que um monitor global aponta que parte de Gaza enfrenta fome.

Outras embarcações se juntarão à flotilha, partindo da Grécia, Itália e Tunísia. No porto de Gênova, Itália, foram coletadas cerca de 250 toneladas de alimentos para Gaza. Parte dessa ajuda já foi carregada em barcos que partiram de Gênova, enquanto o restante será enviado ao porto de Catania, na Sicília, de onde outras embarcações devem partir para Gaza em 4 de setembro.

Os ataques de Israel em Gaza resultaram na morte de mais de 63 mil pessoas, a maioria civis, de acordo com autoridades de saúde locais, o que mergulhou o território em uma grave crise humanitária e causou extensa destruição.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

Durante visita a Bogotá, o presidente Lula afirmou que algumas nações desenvolvidas utilizam o combate ao crime como justificativa para

Luanda, Angola – Em meio ao caos organizado das paragens de táxi em Luanda, os lotadores se tornaram parte integrante

ChatGPT e suicídio adolescente: Um caso que chocou a Califórnia Um adolescente norte-americano de 16 anos, Adam Raine, cometeu suicídio

PUBLICIDADE