Angola está em festa, marcando o 20º aniversário de sua inédita qualificação para o Campeonato do Mundo das Nações da FIFA, realizado na Alemanha em 2006. A conquista histórica completa duas décadas nesta quarta-feira, 8 de outubro.
A vaga para o mundial foi garantida em 8 de outubro de 2005, quando a seleção angolana venceu Ruanda por 1 a 0, com um gol do capitão Akwá. A partida decisiva foi disputada no Estádio Internacional Amahoro, em Kigali.
O gol de Akwá é lembrado como o momento mais importante da história do futebol angolano, selando a participação dos Palancas Negras na maior competição de futebol do planeta.
Sob a liderança do técnico Oliveira Gonçalves, responsável pela estrutura técnica e tática da equipe, Angola superou as expectativas e garantiu a vaga. A data permanece como um marco no esporte angolano.
Na campanha de qualificação para o Mundial de 2006, Angola integrou o Grupo B, ao lado de Ruanda, Nigéria, Zimbábue, Argélia e Gabão. A seleção angolana obteve sete vitórias, uma derrota e dois empates em dez jogos disputados.
Os resultados da qualificação foram: Argélia 0-0 Angola, Angola 1-0 Nigéria, Gabão 2-2 Angola, Angola 1-0 Ruanda, Angola 1-0 Zimbábue, Zimbábue 2-0 Angola, Angola 2-1 Argélia, Nigéria 1-1 Angola, Angola 3-0 Gabão e Ruanda 0-1 Angola.
A seleção de Angola enfrenta hoje a similar de Eswatini, no Estádio Samholo, em Lobamba, para a 9ª jornada do Grupo D, das eliminatórias para o Mundial de 2026, que será sediado nos EUA, Canadá e México.
A lista de jogadores convocados por Oliveira Gonçalves para as eliminatórias do Mundial da Alemanha incluiu os guarda-redes Lamá, João Ricardo e Marito; os defesas Jamba, Yamba Asha, Kali, Jacinto, Lebo Lebo, Delgado, Elísio, Locó, Dias Caires, Simão, Sérgio, Joél e Valente; os médios Gilberto, Chinho, Mendonça, Zé Kalanga, Figueiredo, Stopirra, André Makanga, Mateus Galiano, Rats, Miloy e Maurito; e os avançados Akwá, Flávio, Mantorras, Bruno Mauro, Marco Paulo, Paulinho, Love Cabungula, Avelino Lopes e Filipe.
Fonte: noticiasdeangola.co.ao
