PUBLICIDADE

Angola Planeja Concluir Acordo de Troca de Dívida com o Banco Mundial Até Junho de 2026

Bandeiras do Banco Mundial e de Angola, sob o fundo da instituição...

Luanda, 19 de outubro de 2025 — O acordo de troca de dívida entre Angola e Banco Mundial poderá marcar um novo rumo na política econômica do país. Segundo o secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, o Governo angolano planeja concluir o entendimento até junho de 2026, priorizando o investimento em saúde, educação e adaptação climática.

O acordo, conhecido internacionalmente como debt-for-development swap, visa reduzir o peso da dívida pública e canalizar os recursos poupados para áreas essenciais como saúde, educação e adaptação climática.

“Estamos a trabalhar com o Banco Mundial num acordo que diminuirá o fardo da dívida e permitirá foco em setores prioritários”, afirmou Dos Santos durante os encontros anuais do FMI e Banco Mundial, em Washington.

Meta econômica e credibilidade internacional

Angola, cuja economia depende fortemente do petróleo, emitiu recentemente Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares como parte de seu plano de financiamento de 2025. O país projeta arrecadar cerca de 6 mil milhões de dólares por meio de instrumentos de dívida, cobrindo parte das necessidades orçamentais estimadas em 14,9 mil milhões.

Além disso, o governo estuda opções alternativas de financiamento, como títulos Panda, Samurai e Sukuk, voltados para investidores da Ásia e do Oriente Médio.

Dívida sob controle e perspectiva de crescimento

De acordo com o Ministério das Finanças, a relação dívida/PIB de Angola caiu de mais de 100% em 2020 para 55% em 2025, um avanço significativo que fortalece a posição do país perante credores internacionais.t

Ottoniel dos Santos destacou que Angola não planeja recorrer a um novo programa de assistência financeira do FMI, embora mantenha uma relação de cooperação ativa com a instituição.

O que é uma “troca de dívida por desenvolvimento”?

Nesse tipo de acordo, um credor perdoa parte da dívida de um país em troca de investimentos locais em projetos sociais, ambientais ou de infraestrutura. Países como Gabão e Costa do Marfim já adotaram mecanismos semelhantes, voltados para a conservação da natureza e educação, respetivamente.

Conclusão:
O acordo de troca de dívida entre Angola e o Banco Mundial poderá marcar um novo capítulo na política financeira do país, permitindo redirecionar fundos antes comprometidos com o serviço da dívida para melhorar a qualidade de vida da população e estimular o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre Angola

Leia mais

Angola mercado internacional volta a ser destaque após o anúncio do governo sobre a emissão de novos títulos em dólares

No amistoso de pré-temporada, o Chelsea vs AC Milan amistoso terminou com uma vitória convincente dos ingleses por 4 a

A Infanta Sofia, filha mais nova dos reis de Espanha, intensifica sua participação na vida pública com uma visita notável

PUBLICIDADE