PUBLICIDADE

Dez Brasileiros Capturados por Israel em Flotilha de Ajuda Humanitária a Gaza

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Pelo menos dez brasileiros e um argentino residente no Brasil foram capturados por Israel nesta quarta-feira, enquanto participavam de uma flotilha humanitária com destino a Gaza. A Global Sumud Flotilla, composta por cerca de 50 embarcações, tentava romper o bloqueio imposto à região, transportando alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.

Entre os brasileiros a bordo da flotilha interceptada estava o ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

A lista dos brasileiros detidos inclui Ariadne Catarina Cardoso Teles, Magno De Carvalho Costa, Luizianne De Oliveira Lins, Gabrielle Da Silva Tolotti, Bruno Sperb Rocha, Mariana Conti Takahashi, Thiago de Ávila e Silva Oliveira, Lucas Farias Gusmão, Mohamad Sami El Kadri e Lisiane Proença Severo. Nicolas Calabrese, argentino com cidadania italiana e residente no Brasil, também está entre os capturados.

A delegação brasileira na flotilha era formada por 17 pessoas. No total, mais de 500 indivíduos de diversas nacionalidades se uniram à ação, descrita como um protesto pacífico e não violento contra a situação em Gaza.

Até a noite desta quarta-feira, pelo menos 178 integrantes da flotilha haviam sido capturados pelas forças israelenses.

A Anistia Internacional no Brasil divulgou uma nota classificando a captura das embarcações como ilegal, argumentando que “nenhuma regra do direito internacional autoriza ataques a embarcações em livre navegação em águas internacionais” e que a missão da flotilha é “pacífica, humanitária e legal.” A organização também cobrou que os países garantam a passagem segura da flotilha até Gaza para a entrega da ajuda humanitária.

Em São Paulo, ativistas, amigos e familiares dos brasileiros detidos iniciaram uma vigília para exigir apoio do governo e o rompimento das relações comerciais com Israel.

A flotilha internacional informou que estava sofrendo agressões das forças israelenses, enquanto o Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que sua Marinha avisou a flotilha sobre a aproximação de uma zona de combate ativa e a violação de um bloqueio legal, pedindo que mudassem de curso. A flotilha nega as acusações e afirma que as embarcações foram interceptadas ilegalmente em águas internacionais. Segundo o ministério israelense, os passageiros estão sendo transferidos para um porto israelense.

A flotilha esperava chegar a Gaza na manhã desta quinta-feira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

O duelo Manchester City x Tottenham movimentou a rodada da Premier League e terminou com uma vitória surpreendente dos Spurs

Promotoria da Espanha pede prisão do zagueiro do Real Madrid por escândalo de pornografia infantil O zagueiro do Real Madrid,

Liverpool honrou integralmente o contrato de Diogo Jota, confirmou o treinador Arne Slot. A decisão surge em meio ao luto

PUBLICIDADE