PUBLICIDADE

Defesa da Democracia e COP30 Encerram Agenda de Lula nos EUA

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra sua participação em Nova York nesta quarta-feira, após marcar presença na abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A manhã será dedicada à 2ª edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, coordenado por Lula, em conjunto com os presidentes do Chile e da Espanha. O encontro, que reunirá líderes de cerca de 30 países, visa impulsionar a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.

Na sequência, a agenda se volta para a crise climática, com o Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo, copresidido por Brasil e pelo secretário-geral da ONU. O objetivo é acelerar a mobilização para a ação climática, incluindo a apresentação de novas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) para a COP30, que será realizada em Belém.

As NDCs representam os compromissos de cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, por exemplo, tem como meta reduzir suas emissões entre 59% e 67%. Até o momento, cerca de 47 países apresentaram suas NDCs.

Em seu discurso na Assembleia Geral, Lula enfatizou a necessidade de priorizar o combate à mudança do clima na ONU, propondo a criação de um conselho para monitorar as ações climáticas globais. Ele também ressaltou a importância de ações concretas para lidar com o aumento da temperatura do planeta.

Durante sua estadia em Nova York, Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram um breve encontro. Trump manifestou a intenção de se reunir com Lula em breve.

Ao final de seus compromissos na sede da ONU, Lula concederá uma entrevista coletiva para avaliar os resultados da viagem. Seu voo de volta ao Brasil está programado para a noite desta quarta-feira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

O New York Jets teria dispensado o jogador Xavier Gipson após um erro crucial durante o jogo contra o Pittsburgh

Em uma partida emocionante disputada no Estádio Olímpico Lluís Companys, o Paris Saint-Germain superou o Barcelona por 2 a 1,

O Al-Awaal Park foi palco de intensos festejos após a vitória do Al Nassr sobre o Al-Kholood por 2 a

PUBLICIDADE