PUBLICIDADE

Robert Redford, Lenda de Hollywood e Ativista, Morre aos 89 Anos

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Robert Redford, ícone do cinema norte-americano, faleceu aos 89 anos. O ator e diretor morreu durante o sono na manhã desta terça-feira (16), em sua residência em Utah, Estados Unidos.

A assessoria de imprensa confirmou a informação, sem divulgar a causa da morte.

Com uma trajetória de mais de cinco décadas, Redford se destacou como astro de Hollywood, cineasta e ativista. Sua carreira inclui clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973), Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985).

Redford foi indicado ao Oscar como ator, mas conquistou a estatueta de melhor diretor em sua estreia com Gente como a Gente (1980), que também levou o prêmio de melhor filme. Ele também dirigiu filmes como Nada é para Sempre (1992) e Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (1994).

Em 1981, Redford fundou o Instituto Sundance e, posteriormente, o Festival de Cinema de Sundance, um evento de referência na descoberta de novos talentos. Foi nesse festival que cineastas como Steven Soderbergh ganharam destaque. Em 1999, o filme brasileiro Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, foi premiado no Festival de Sundance, impulsionando sua carreira internacional.

No início da década de 1990, Redford teve um relacionamento com a atriz brasileira Sônia Braga, que ganhou atenção da mídia na época.

Além do cinema, Redford se dedicou ao ativismo ambiental. Nos anos 1970, ele participou de campanhas contra projetos de rodovias e usinas poluentes em Utah, transformando áreas naturais em monumentos nacionais.

Seu legado une glamour, consciência social e a defesa do cinema autoral.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

A ativista climática Greta Thunberg se juntou a uma flotilha de barcos carregados com ajuda humanitária destinada a Gaza. A

Em uma noite para ser esquecida, o Fluminense cedeu o empate de 1 a 1 ao Lanús da Argentina, jogando

Nesta quinta-feira, 7 de agosto de 2025, a seleção angolana, conhecida como Palancas Negras, enfrenta o Quênia em partida decisiva

PUBLICIDADE