O Festival Museu Nacional Vive, em sua sétima edição, convida o público a celebrar os avanços na reconstrução do Museu Nacional, considerado um dos mais importantes museus de história natural da América Latina. O evento gratuito, que acontece no domingo, integra as ações promovidas para mostrar à população o progresso após o incêndio que destruiu cerca de 80% do acervo, composto por 20 milhões de itens.
O festival será realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A programação inclui visitas educativas, a Tenda Científica, a exibição de um documentário sobre o resgate do acervo, a mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução” e um estande com ornamentos restaurados.
Além das atividades culturais e científicas, o evento contará com atrações musicais, como rodas de samba e apresentações de capoeira, proporcionando um dia de lazer e aprendizado para todas as idades.
Uma das atividades de destaque é a “Entre Gigantes: uma experiência no Museu Nacional”, que terá início às 9h. Os visitantes terão acesso a informações sobre o restauro do palácio, além de poderem ver de perto o meteorito Bendegó, o esqueleto de um cachalote com 15,7 metros de comprimento e obras do artista visual indígena Gustavo Caboco.
Segundo Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a participação do público é essencial neste momento de reconstrução. “Temos muitas conquistas a celebrar, como o avanço da restauração do palácio, das obras no prédio anexo e a conclusão de projetos técnicos de arquitetura. Temos o compromisso de devolver o Museu Nacional à sociedade o mais breve possível”, afirmou.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br